Receitas com Banana

As utilidades da banana marmelo

A banana marmelo não está entre as mais conhecidas do Brasil, mas é encontrada em vários lugares do mundo e, inclusive, em parte do interior do país – especialmente em Goiás e Minas Gerais. A banana marmelo vem das Filipinas, onde está entre os tipos mais populares da fruta, Por lá, é chamada de sapa banana.

Por aqui, ainda é chamada de banana figo, pão ou tanga. Ela lembra, em diversos aspectos, as características de uma banana da terra. É mais doce que a banana da terra, e é comestível mesmo crua, mas – assim como a parente maior – é utiliza principalmente quando cozida ou frita. A passagem no fogo auxilia seu sabor e doçura a ganharem destaque.

Embora não seja um padrão ao redor de todo o Brasil, a banana marmelo costuma ser bastante utilizada nos locais onde é comum. Isso porque funciona como um excelente e deliciosa fonte de amido.

Saiba um pouco mais sobre essa fruta, seus usos e principais receitas feitas com ela ao redor do país:

Usos da banana marmelo

Muito popular entre os filipinos, a banana marmelo é pequena e possui uma casca bastante resistente – além daquelas que estamos acostumados por aqui. Quando verde, é uma excelente fonte de amido, podendo ser frita, assada ou cozida. Na maior parte das vezes, essa banana é preparada dentro de sua própria casca. A resistência da casca a torna um excelente meio para assar ou cozinhar a fruta.

Em sua meia maturação, este tipo de banana é geralmente utilizado como uma substituta de mandioca ou batata. Cheia de amido, sua textura fica amolecida depois de cozida, lembrando a textura destes tubérculos.

Quando já está madura, a banana marmelo é utilizada em uma série de pratos – em sua grande maioria salgados. Ela não possui um sabor forte de banana, e o fato de ser chamada de “banana pão” em alguns lugares não é gratuito. Sua textura parece, de fato, um meio termo entre fruta e pão. É muito comum que seja comida assada ou cozida dentro da própria casca com uma colher de manteiga, geleia ou mel para o café da manhã, por exemplo. Quando preparada dentro da própria casca, ela adquire uma consistência cremosa que é um grande destaque.

Para quem pretende fritar, o ideal é que já esteja bem madura. Assim como outras bananas, a banana marmelo torna-se mais doce à medida que amadurece, e este açúcar auxilia a caramelizar naturalmente a fruta na hora da fritura. Dessa forma, pode ter todo o seu potencial utilizado para pratos doces ou salgados.

Ideias de receitas com banana marmelo

Como já mencionado, a banana marmelo cai bem assada, frita ou cozida, sempre respeitando as fases de amadurecimento apontadas anteriormente. Como lanche, ela pode ser interpretada como uma espécie de pão quente e cremoso: manteiga, uma fatia de queijo, mel ou geleias combinam muito bem com a fruta, especialmente se ela for comida dentro da própria casca, o que dá um charme especial.

Recebendo toque adicionais de açúcar e canela no forno, por exemplo, ela vira uma sobremesa cheia de amido, com uma textura que geralmente não esperamos de uma fruta, o que também garante reações surpresas após o jantar.

Armazenamento e cuidados

Quando você encontra banana marmelo – a menos que more em um local onde ela é comum – é provável que queira guardar a iguaria por mais tempo, pois nunca se sabe quando ela será encontrada de novo. A boa notícia é que ela congela com facilidade, e pode ser congelada dentro da própria casca, que facilita o processo por ser mais grossa do que as outras.

Para descongelar a banana, é só retirar do congelador, ainda dentro da casca, e esperar entre meia hora e um hora, e ela já poderá ser utilizada.

Deixe seu comentário