Receitas com Banana

Banana à milanesa: como fazer?

Banana à milanesa

Em vários lugares do Brasil, a banana à milanesa é um dos pratos favoritos. Desde churrascarias até o bom e velho prato feito, com arroz e feijão, a banana à milanesa é uma excelente fonte de carboidratos, além de ter um ótimo sabor para quem gosta de frutas junto à comida salgada.

Para quem não sabe fazer a banana à milanesa, a boa notícia é que a receita é bastante simples, e que qualquer um pode fazer em casa sem muita dificuldade. Saiba como fazer banana à milanesa, algumas dicas e, até mesmo, uma versão de banana à milanesa assada, para quem pretender evitar as frituras:

Banana à milanesa tradicional

A banana à milanesa tradicional é aquela que geralmente encontramos em restaurantes, frita em óleo. É deliciosa e bastante prática:

Ingredientes

  • 3 bananas nanicas. É importante que não estejam muito maduras, para evitar problemas na hora de fritar;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 2 ovos;
  • Óleo utilizado apenas para a fritura. Não faz parte da massa utilizada para empanar a banana;

Modo de Preparo

O primeiro passo é o prepara da massa para empanar a banana, o que a torna “à milanesa” propriamente dita. Para isso, bata os ovos com o leite e reserve em um recipiente onde as bananas cabem. Não é necessário que o recipiente faça com que os pedaços de banana sem “mergulhados” na mistura, apenas o necessário para que você consiga passar todos os lados da fruta com facilidade no líquido.

Descasque as bananas e corte no meio, ou da forma como preferir sua banana à milanesa. A receita tradicional utiliza meia banana, mas algumas pessoas preferem rodelas menores, enquanto outros gostam da fruta inteira.

Passe a banana na farinha de trigo, em um prato. Depois, passe a fruta já empanada no leite batido junto aos ovos e, em seguida, termine de empanar na farinha de rosca.

Em uma panela ou óleo bem quente, frite até que fique dourada.

Banana à milanesa assada

A vantagem da banana à milanesa assada é que evita a necessidade de fritura, o que facilita a vida de quem precisa moderar sua dieta. Para muitas pessoas, essa versão pode ser até mais gostosa, além de ser um alívio na consciência.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de farinha de rosca
  • 1 colher de sopa de adoçante em pó (ou açúcar)
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 banana cortada em pedaços
  • Óleo para untar

Neste caso, cortar em pedaços facilita que a banana seja assada de forma mais crocante. Muitos, ainda, gostam de adicionar um pouco de gengibre ou pimenta ao tempero.

Modo de preparo

Preaqueça o forno a uma temperatura de cerca de 220 graus, por ao menos cinco minutos. Enquanto isso, misture a farinha e todos os temperos em um recipiente.

Com o mínimo de óleo possível, unte os pedaços cortados de banana para que haja adesão dos sólidos na hora de empanar. Com os pedaços já untados, passe-os na farinha temperada. Coloque os pedaços em uma assadeira, preferencialmente untada ou com papel manteiga. O processo para que fique crocante deve levar entre 10 e 15 minutos.

Deixe seu comentário