Receitas com Banana

Banana real: como fazer este doce?

Banana real

A famosa banana real  é um doce típico de festas em vários locais do Brasil. É doce, deliciosa, combina ingredientes simples que funcionam muito bem, além de ser barata e razoavelmente rápida. Não à toa, a receita popularizou-se com a combinação deliciosa de banana com canela dentro de uma massa de pastel polvilhada com açúcar.

Não é difícil imaginar os motivos pelos quais a receita ganhou fama e adeptos, certo? Saiba fazer banana real em casa com uma receita prática que dará água na boca só de ler:

Ingredientes

Para fazer a famosa banana real, os ingredientes necessários são:

  • 500g de massa de pastel
  • 5 bananas da terra
  • Açúcar cristal
  • Canela em pó

Em geral, não há muitas variações para a receita básica. Algumas pessoas gostam de adicionar temperos próprios ou outras frutas. Neste caso, tenha cuidado com quanta água a fruta pode soltar, pois isso pode deixar a massa de pastel encharcada, reduzindo a qualidade final do doce.

Modo de preparo

Para preparar a banana real, corta-se antes a massa de pastel. Dê preferência para a massa em rolo, pois isso permite uma melhor distribuição dos pedaços. Corte pedaços de 25 por 15 centímetros.

Corte a banana em três ou quatro pedaços, cortando-a em fatias ao comprido. Coloque uma fatia de banana no sentido do comprimento da massa, de forma que você tenha um retângulo comprido quando dobrar metade da massa sobre a banana.

Dobre a metade da massa, ao comprido, de forma que as pontas estejam equivalentes. Feche como um pastel, utilizando um garfo ou um instrumento específico para isso. Garanta que a massa está bem fechada e frite em óleo vegetal bem quente.

Prepare um prato maior que o tamanho da banana real com açúcar e canela em pó misturados e, assim que a massa com banana estiver bem dourada, seque um pouco e leve a este prato, polvilhando sobre a massa. A intenção é que isso crie uma massa doce e crocante, caramelizada em partes.

Dicas e variações

Uma boa dica para fazer a banana real está no ponto da banana. Quanto mais madura estiver, mais doce será o seu recheio. Considerando que todo o recheio é feito com banana, é uma boa ideia que ela esteja suficientemente doce.

Algumas pessoas gostam de adicionar certos ingredientes à banana real. É importante que você teste ao menos uma vez, uma única peça, para ver o resultado antes de rechear todas unidades. Por vezes, alguns recheios impedem que a massa fique crocante quando finalizada.

Deixe seu comentário