Curiosidades

Banana vermelha (banana roxa): veja suas propriedades e como consumir

Existem diversos tipos de banana e, por estar acostumado apenas com a banana da casca amarelinha, provavelmente, você pouco ouviu falar sobre a banana vermelha, também conhecida como banana Red Dacca, banana roxabanana de São Tomé, banana curta ou banana-do-paraíso.

A banana, muitas vezes, é subestimada, mas seus componentes nutricionais fazem dela uma fruta de consumo quase que indispensável. Rica em nutrientes e sais minerais, a fruta traz benefícios para a saúde que você desconhece.

Pois bem! Separamos aqui algumas informações sobre a banana vermelha ou roxa que são importantes e que você pode usá-las a seu favor!

Veja também:

10 motivos para você consumir mais banana no seu dia a dia!

Propriedades da banana vermelha (banana roxa)

A banana vermelha – ou banana roxa – é menor do que a banana tradicional e possui a casca na cor vermelha ou roxa. É possível encontrar essa espécie também com casca amarela, mas é mais rara. Em quaisquer cores, a banana vermelha ou roxa é mais curta e de diâmetro amplo.

É uma grande fonte de energia, porque possui onze minerais e seis vitaminas, e é uma grande aliada de quem pratica esporte diariamente e precisa da reposição dessas substâncias no organismo. Quando madura, a banana vermelha é mais doce do que a banana comum. Sua carne também é mais macia, rosada e exala um cheiro forte, sendo, por esta razão, mais recomendada para fritar ou cozinhar.

Ao consumi-la, a casca roxa desprende-se facilmente da polpa quando a fruta está madura. É rica em carotenoides, chegando próxima aos valores encontrados na cenoura. Outra diferença é que a banana roxa possui mais potássio,vitamina C e betacaroteno que a banana comum, o que faz dela uma bomba de vitaminas essenciais para o bom desenvolvimento do organismo.

Diz-se que a banana roxa é uma das frutas mais antigas do mundo. A sua provável origem se deu na Ásia. No entanto, há relatos de que ela já era consumida aqui no Brasil pelos indígenas antes da chegada dos portugueses.

Veja também:

Casca de banana: receitas e usos no dia a dia

Como posso consumir a banana vermelha?

Ela é consumida da mesma maneira que os demais tipos de banana. Pode misturá-la à saladas de frutas, vitaminas, doces, tortas, farinhas e até mesmo misturá-la pura na comida. Basta usar a criatividade. É uma delícia!

Receitas com banana vermelha (banana roxa)

Doce de banana

Ingredientes:

  • 1 dúzia de bananas
  • Cravo e canela a gosto
  • ½ litro de água
  • 2 xícaras de açúcar

Modo de preparo: Coloque na panela, a água, o cravo, o açúcar e a canela e deixe no fogo até a água levantar fervura. Corte as bananas em rodelas e acrescente-as na panela misturando-a aos ingredientes.

Abaixe o fogo e com uma colher de pau mexa esporadicamente até que o doce ganhe uma consistência pastosa e com cor caramelizada. Durante o cozimento a banana soltara uma espuma, você deve ficar atenta e retira-la.

Em cerca de trinta minutos o doce está pronto. Passe para uma tigela e leve à geladeira.

Além de comer o doce sozinho, você pode usar o doce como uma espécie de geleia pra acompanhar outros alimentos, como por exemplo, biscoitos de sal e torradas. 

Veja também:

Banana prende ou solta o intestino? Descubra aqui!

Melado de banana com gergelim

Para esta receita é preciso que você tenha bananas bem maduras.

Ingredientes:

  • 3 bananas vermelhas
  • 3 colheres (de sopa) de melado
  • 3 colheres (de sopa) de margarina sem sal
  • Gergelim a gosto

Modo de preparo: Em uma frigideira aqueça a margarina e acrescente o melado, quando estiver com aspecto caramelizado desligue o fogo.

Corte as bananas em fatias, as coloque em um prato, e jogue o melado em cima das fatias. Polvilhe o gergelim, coloque na geladeira por 10 minutos e estará pronto para servir.

Se você preferir, pode trocar o melado por mel que dará o mesmo sabor à sua banana.

Vitamina de banana vermelha com aveia em flocos

Essa é mais tradicional receita de banana e amada por todos.

Ingredientes

  • 3 bananas
  • 2 copos de leite
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo: Coloque no liquidificador as bananas, o leite, o açúcar e a aveia em flocos. Bata tudo até que toda a banana seja triturada e sirva. Se você prefere a bebida gelada, pode colocar três pedras de gelo que deixará a sua bebida geladinha e ainda mais saborosa.

Veja também:

Banana prata: conheça os benefícios e receitas

Deixe seu comentário