Receitas com Banana

Chá de banana: veja os seus benefícios e como fazer

Chá de banana

Sabemos que a banana tem diversos benefícios, a vitamina B6 e o potássio são predominantes nessa fruta. A banana está presente na vida dos brasileiros diariamente, seja na vitamina, amassada, pura ou até mesmo em chás.

A banana é uma fruta rica em fibras e por isso te ajuda a sentir-se saciado mesmo após ter comido pouca quantidade. Você pode aproveitar ainda mais seus benefícios utilizando a casca, onde tem grande concentração de vitaminas.

Talvez você nunca tenha experimentado o chá da banana, e, por isso, trouxemos aqui algumas informações que vão te ajudar a desfrutar inda mais dessa delícia que faz parte das nossas refeições:

Como fazer o chá de banana

Ingredientes:

  • 2 bananas;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 2 paus de canela;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: Ferva a água com os paus de canela dentro, lave a banana, corte as duas extremidades da fruta ainda com a casca, corte-as em pedaços e coloque na água. Deixe ferver por 10 minutos, coloque o chá na xícara e adicione a canela em pó. Após esfriar, você pode comer as bananas cozidas que ficarem na panela.

Chá da casca de banana

Uma outra opção muito interessante é o chá da casca de banana. Confira abaixo como preparar:

  • Separe uma quantidade razoável de casca de banana, coloque-as em um recipiente e as leve ao freezer. Depois de congeladas, retire-as e deixe descongelar até que fiquem pretas;
  • Coloque-as em uma fôrma e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos até que fiquem secas e durinhas. Retire-as do forno, quebre em pedaços pequenos, bata no liquidificador até que virem pó;
  • Despeje em uma xícara uma quantidade razoável a seu gosto e em seguida coloque água quente e abafe para que pegue o gosto da banana;
  • Acrescente uma colher de chá de canela e sirva.

Quais os benefícios do chá da banana?

A banana é rica em potássio, principal responsável pelo fortalecimento dos ossos, e ao fazer o chá essas propriedades da fruta não se perdem, fazendo com que o organismo absorva o que a fruta tem de melhor.

Por conter alto teor de antioxidantes, o chá da banana também ajuda a combater o câncer.  A banana é rica em triptofano, aminoácido responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, que é um regulador do sono, por isso recomenda-se que tome o chá antes de dormir.

Outro benefício da banana é melhorar o humor, ajudando no combate à TPM.

Existe alguma contraindicação?

Por ser um chá natural e de uma fruta como a banana, não há contraindicações em relação à sua ingestão, muito pelo contrário, é recomendado que consuma cada vez mais a banana para que aproveite-se os benefícios que ela traz ao organismo.

Acompanhamentos para o chá da banana

Geralmente o chá da banana é consumido sozinho, mas se você quer um acompanhante para essa bebida deliciosa, pode optar por biscoitos de água e sal porque não pesam no estômago e podem ser consumidos a noite sem restrições.

Curiosidades do chá da banana

Uma coisa que provavelmente você não sabe é que a casca da banana tem propriedades antibióticas e antifúngicas, que auxiliam no processo de combate às próprias infecções do organismo.

Mais dicas de como consumir banana:

Deixe seu comentário