Curiosidades

Como conservar bananas por mais tempo?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como conservar bananas por mais tempo. Não é à toa que a dúvida é tão comum. Muitas vezes, a banana pode durar mais de uma semana guardada na cozinha. Em tantas outras, sem motivo aparente, ela pode simplesmente amadurecer de uma hora para a outra em questão de um ou dois dias, sem que aparentasse estar passada quando foi comprada.

De fato, o processo de amadurecimento desta excelente fruta é um pouco complexo para quem não é, por exemplo, biólogo. Sem entrar em um nível complexo de biologia, no entanto, é possível conhecer algumas técnicas para conservar bananas por mais tempo, sejam frescas ou na geladeira.

Há ainda, é claro, a possibilidade de congelar bananas, que fazem elas durar até um ano. Esta, no entanto, já entra no campo do armazenamento, e não da simples conservação. Confira as três técnicas que separamos para você conservar bananas por mais tempo frescas para o consumo imediato:

Coroa em plástico filme

Quando você compra um cacho de bananas, há as bananas propriamente ditas – envoltas pela casca, até o cabo, e a chamada coroa, que é a parte onde os “cabinhos” das bananas estão ligados.

Quando há um corte nesta coroa, o processo de amadurecimento ocorre mais rapidamente, além de estimular o aparecimento de mosquinhas de frutas. Uma técnica simples e muito eficiente para conservar bananas por mais tempo é simplesmente embrulhar essa coroa em plástico filme. Ao fazer isso, você evita que o processo de oxidação seja acelerado.

Lembre-se, no entanto, que a cada nova banana que você retira do cacho, abre-se uma “entrada” para a coroa. Neste caso, é necessário embrulhar a ponta aberta com um pouco mais de plástico filme. Isso garantirá vários dias adicionais às suas bananas.

Bananas individuais

Outra técnica que garante conservar bananas por mais tempo é separar as bananas individualmente. Neste caso, é preciso prestar bastante atenção na técnica. Assim que chegar do mercado, utilize uma tesoura para separar as bananas do cacho. Corte-as onde o “cabinho” superior encontra a coroa, e não onde encontra a fruta propriamente dia. É importante que sobre ao menos um dedo deste cabo em relação ao interior da banana.

Se o interior da banana ficar exposto, o processo será invertido, por isso é importante utilizar a tesoura e cortar no local certo. Quando o procedimento é seguido adequadamente, o que ocorre é que este “cabo” será naturalmente selado. Separando-se da coroa, a banana levará vários dias a mais para amadurecer, garantindo mais durabilidade.

Resfriamento na geladeira

Outra técnica possível é o armazenar a fruta na geladeira. Neste caso, é importante que você coloque-as na gaveta de verduras, apenas quando já estiverem maduras. As bananas precisam de calor para amadurecer. Se forem guardadas ainda verdes, não terão as condições para ficarem doces.

Quando colocadas na geladeira, a casca das bananas tendem a escurecer. Isso não quer dizer que estejam estragando, é apenas um processo comum que ocorre com a casca das bananas, mas não afeta o seu interior.

Deixe seu comentário