Receitas com Banana

Como fazer pão de banana?

Como fazer pão de banana?

Uma das utilidades mais deliciosas e versáteis da banana que as pessoas mais desconhecem, é o potencial de fazer pão de banana. À primeira vista, a ideia de fazer pão de banana pode não parecer tão boa assim. A verdade, no entanto, é que ela é super simples, é bastante saudável e, acima de tudo, é absolutamente deliciosa.

Outra vantagem é que a receita utiliza aquelas bananas mais maduras, que geralmente estão passadas demais para serem visualmente agradáveis para comermos. Muitas pessoas, inclusive, não gostam de comer a banana quando ele já começa a adquirir a tonalidade preta. Por isso, fazer pão de banana pode ajudar a dar um fim útil a elas.

Pão ou bolo?

Na prática, o pão de banana é um bolo assado no formato de um pão, o que não representa exatamente muita diferença. Fala-se em fazer pão de banana em vez de bolo de banana, neste caso, porque a escolha que facilita a versatilidade do produto final. É mais fácil utilizar algo no formato de um pão do que no formato de um bolo – simples assim.

Se você preferir, no entanto, adicionar um pouco mais de açúcar e colocar em um forma de cupcake, também dá certo. Tudo depende de sua preferência. Saiba como fazer pão de banana – ou bolo, ou cupcake – de forma fácil, com a certeza de que terá um lanche saudável e delicioso.

Ingredientes

Para fazer pão de banana, os ingredientes necessários são:

  • 2 ovos;
  • 2 xícaras farinha de trigo integral;
  • 6 bananas médias descascadas amassadas. O ideal é que já estejam bem maduras;
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 4 colheres de sopa de óleo;
  • 4 colheres de sopa de iogurte natural;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de fermento para bolos;
  • 1 pitada de sal;

Modo de preparo

Para fazer pão de banana, inicie batendo os ovos, o iogurte e o óleo em um recipiente. Em seguida, adicione as bananas já amassadas, o sal, o açúcar mascavo, o cacão, a canela e a farinha integral. Misture bem.

Adicione o fermento e o bicarbonato de sódio quando iniciar-se uma massa homogênea, e misture. Quando o resultado for uma massa única, coloque em uma forma já untada e com farinha.

Deixe no forno a uma temperatura de 180 graus por 30 a 40 minutos. O pão estará pronto quando você  conseguir espetar um palito nele e retirar ele limpo.

Dicas e variações ao fazer pão de banana

Como já mencionamos, a sugestão de pão é um mera questão de praticidade. Se assim preferir, você pode colocar um pouco mais ou um pouco menos de açúcar. Em geral, adiciona-se uma colher para que fique mais próximo a um bolo, e utiliza-se apenas uma colher para que aproxime-se de um pão propriamente dito.

Outra dica deliciosa é adicionar frutas secas ou oleaginosas. Com castanhas ou nozes, a receita fica incrível. Outra adição comum, para acrescentar fibras, é a de aveia na massa do pão. Isso o torna ideal para ser ingerido logo pela manhã.

Deixe seu comentário