Receitas com Banana

Como fazer sorvete de banana?

Uma opção refrescante saudável e deliciosa para o verão (ou não) é fazer sorvete de banana. Entre as vantagens de fazer sorvete de banana, a facilidade, o preço e o quão delicioso é o resultado certamente destacam-se. Quem faz o sorvete um vez, geralmente repete a receita algumas vezes por ano.

A textura da banana facilita fazer um sorvete de qualidade com pouco esforço, e existem diversas variações que dão ainda mais sabor para a receita. Além disso, é claro, assim que você sentir confiança na receita, pode simplesmente criar suas próprias variações, pois não existem muitos segredos para a sobremesa.

Saiba como fazer sorvete de banana, e algumas das receitas mais deliciosas para isso:

Receita básica

A receita básica para fazer sorvete de banana leva o sentido literal da palavra “básica” ao extremo. Isso não quer dizer, no entanto, que a receita não seja saborosa. Pelo contrário. Na versão mais simples, o sorvete utiliza apenas banana.

Deixe a fruta congelar por ao menos uma hora no congelador. Retire, bata um pouco no microondas (não em excesso, apenas o suficiente para ficar homogêneo). Você pode colocar um pouco de canela em pó a gosto. Transfira a mistura para um recipiente bem fechado e leve novamente ao congelador.

Deixa mais uma ou duas horas, e seu sorvete delicioso e absolutamente simples estará pronto para ser consumido!

Sorvete de banana com cacau

Outra opção deliciosa é misturar banana com cacau, para dar o delicioso toque de chocolate ao doce. Para isso, será necessário:

  • 2 bananas congeladas;
  • Cacau em pó;
  • Mel;

O procedimento é basicamente o mesmo da receita básica. Leve as bananas picadas ao congelador, até que estejam completamente congeladas. Em seguida, bata-as no liquidificador junto ao cacau, até que obtenha uma textura homogênea, mas não muito líquida. Leve novamente ao congelador em um recipiente fechado por ao menos uma ou duas horas.

Sirva em bolas de sorvete, coberto de mel a gosto, que combina especialmente bem com a receita.

Sorvete de banana com grãos

Outra opção menos comum, mas muito apreciada por quem busca dietas mais integrais é fazer sorvete de banana com grãos, o que entra, de certa forma, no mundo das receitas um pouco mais fit. Para isso, será necessário:

  • 1 ou 2 bananas congeladas;
  • 1 colher de sopa de cada tipo de grão que você pretender utilizar. Em geral, sementes (como de girassol e abóbora), gergelim, nozes e castanhas picadas e chia são as opções mais interessantes;
  • 1 colher de sopa de paste de amendoim;
  • Canela em pó a gosto;

Para fazer sorvete de banana com grãos, o procedimento é um pouco diferente das anteriores. É necessário fazer a chamada “farofa” com os grão e castanhas. O procedimento consiste em bater estes ingredientes secos no liquidificador, até que uma mistura na consistência de farofa esteja formada. Cuidado para não gerar uma pasta, caso esteja utilizando oleaginosas.

Então, repita o procedimento com as bananas congeladas e os outros ingredientes no liquidificador, adicionando a maior parte da farofa, e reservando um pouco para a hora de servir. Retorne ao congelador em um recipiente fechado. Sirva com um pouco de farofa polvilhada sobre as bolas de sorvete.

Deixe seu comentário