Curiosidades

Como reaproveitar bananas maduras demais?

Muitas pessoas acham que a banana muito madura está perdida. A verdade é absolutamente oposta, pois reaproveitar bananas maduras demais vai além de uma questão de utilidade ou “aproveitamento”. É quando a banana está realmente madura que ela atinge seu potencial máximo de doçura.

Em geral, a banana correta para fazer doces, por exemplo, é aquele que normalmente não comeríamos mais, pois a consideraríamos passada. Claro que isso não significa que você deva usar uma banana estragada.

Bananas maduras demais, neste caso, são aqueles em que seu interior começa a apresentar alguns locais já manchados, mas não está completamente mole em toda sua extensão. Elas podem ser aproveitadas em receitas deliciosas, que utilizam todo seu potencial.

Veja três opções fantásticas para reaproveitar bananas maduras demais:

Hora do bolo de banana

O bolo de banana é a opção mais clássica para reaproveitar bananas maduras demais. Assim, o bolo aproveita toda a doçura da banana madura, sem correr o risco do sabor adstringente da banana mais verde.

É normal que cada pessoa possua sua própria receita de bolo de banana. E não faltam opções para encontrar em absolutamente qualquer site de receitas. Uma receita prática e fácil para todos fazerem é utilizar:

  • 5 ovos;
  • ½ xícara de óleo de soja;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó ;
  • 4 bananas bem maduras picadas (preferencialmente em rodelas de um dedo de grossura);

Para fazer, misture os ovos, o óleo e o açúcar até ficar homogêneo. Em seguida, adicione as bananas e o leite, mexendo um pouco mais. Adicione os ingredientes restantes, evitando mexer muito a farinha e o fermento – apenas o suficiente para que estejam homogêneos.

Leve ao forno em uma forma untada por cerca de 40 minutos, e o bolo estará pronto. O ideal é utilizar o forno a 180 graus, pré-aquecido. O ponto certo é atingido quando você consegue espetar e retirar um palito sem que ele saia sujo.

Sorvete de banana para refrescar

O sorvete de banana é uma das opções mais impressionantes e deliciosas para reaproveitar bananas maduras demais. Além disso, é tão simples que beira o inacreditável. Para fazer sorvete de banana você precisa basicamente de… banana.

Pegue todas as bananas que estiverem maduras demais, descasque, corte em pedaços e leve ao congelador por cerca de quatro horas. Retire-as e leve ao liquidificador, batendo até que fique uma massa homogênea, sem exagerar no tempo.

Leve novamente ao congelador em um pote bem fechado por, ao menos, uma hora. Simples assim, seu sorvete de banana estará pronto para ser servido. Em média, uma banana corresponde a uma porção de sorvete.

Biscoitos de banana e cereais

Outra forma de reaproveitar bananas maduras demais é surpreendente: fazer biscoitos integrais. A facilidade da receita é tão surpreendente quanto à do sorvete, e é um lanche excelente para quem quer uma opção saudável e deliciosa para comer fora de hora.

Para fazer o biscoito, os ingredientes básicos são simplesmente:

  • 2 bananas grandes e maduras
  • 1 xícara de aveia em flocos finos

Se você quiser, pode adicionar outros cereais ou grãos, como castanhas picadas, gotas de chocolate, ou adereços de sua preferência. A receita consiste em simplesmente amassar bem a banana com os demais ingredientes e colocar montinho arredondados em uma forma com papel manteiga.

Lembre-se de dar espaço entre os pedaços, pois eles irão espalhar um pouco, e podem grudar se estiverem muito próximos. Depois, basta levar ao forno a 180 graus por 30 minutos e seus biscoitos estarão prontos. Uma dica especial é polvilhar um pouquinho de canela depois de levar ao forno.

Deixe seu comentário